Eliane Penachim
Fonoaudióloga
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

© 2019 Orgulhosamente criado por Lucas Kaique

CUIDADOS COM CRIANÇAS EM AGLOMERADOS

 

As possibilidades de diversão são as mais diversas: festas com os amigos, bloquinhos de rua, festas em locais fechados, são muitas opções não é verdade? Mas, para que tudo ocorra bem e que a alegria e a diversão reine, é preciso tomar alguns cuidados, listei para vocês alguns deles, veja:


Cuidado com multidão
As festas de rua ou mesmo as festas em locais fechados, geralmente reúnem muitas pessoas, por isso, use pulseirinhas de identificação nas crianças. Coloque o nome da Criança, o nome do Responsável e um telefone para contato. 
Fique por perto sempre! E mantenha os olhos atentos nas crianças.

Cuidado com o sol
Mantenha os bebês e as crianças hidratadas, ofereça água o tempo todo.
Cuidado com o sol, crianças podem passar mal com mais facilidade que os adultos, por isso, evite tomar sol nos períodos mais fortes entre 10h e 16h.
Use protetor solar sempre e reaplique quantas vezes for necessário.
Utilize bonés e dê preferência para roupas com proteção UV.


Fantasias
As crianças adoram o Carnaval para poder vestir aquela fantasia dos personagens que elas amam. Mas alguns cuidados são importantes de ter em mente na hora de comprá-las.  Procure fantasias mais leves, produzidas com tecidos de algodão. Evite elásticos apertados, penduricalhos, máscaras ou qualquer acessório que incomode os pequenos.


Tintas e espuminha
Muito utilizadas recentemente as tintas e espuminhas podem ser muito prejudiciais se atingirem a região dos olhos e da boca. Fique atenta!
Procure adquirir tintas atóxicas e muito cuidado com serpentinas e confetes. O risco de aspiração é muito grande.


Cuide da alimentação
Apesar de ser mais difícil com crianças, ainda é possível levar alguns lanchinhos saudáveis para os momentos de fome da criança. Tente levar frutas que sejam fáceis de armazenar e conservar, como maçã, pêra, banana, uva. Frutas secas também são uma boa pedida. Se seu filho já come castanhas, também são um bom lanchinho. Biscoito de polvilho caseiro, ou lanches à base de tapioca,  farinhas integrais, como pães integrais, podem fazer parte do cardápio, desde que já estejam liberados pelo pediatra.
Evite frituras, comidas gordurosas e industrializadas. Além disso, ofereça muita água, a todo momento. Devido ao muito calor, há um risco maior de desidratação e insolação. Se for comer fora,  procure um local de confiança e prefira alimentos menos gordurosos e não industrializados.


Cuidado com o barulho
O som nas festas de carnaval são geralmente mais altos, e os bebês e as crianças pequenas não estão acostumadas com este tipo de ruído, por isso, utilize protetores auriculares próprios para eles. O contato com um som muito alto pode prejudicar a audição dos pequenos.
Mantenha a rotina ao máximo 
Crianças precisam ter seus horários de sono e refeição respeitados, mesmo em períodos de festa e viagem. Caso contrário, elas ficarão irritadas e não curtirão a folia. Se for preciso, adapte os horários para que pequenos cochilos sejam tirados.
Respeite o cansaço e o sono 
Crianças se divertem muito nessa época do ano, mas também ficam cansadas! Por isso, respeite o horário de sonecas deles, nem que seja para ficar menos tempo no local. Cada criança tem o seu tempo!! Deixem elas aproveitarem a folia ao máximo, mas quando tiverem cansadas,  é hora de ir para casa!!