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FALA

 

A fala é um processo que se desenvolve desde bebê e aprimora com o crescimento do indivíduo.
É um ato motor oral voluntário e aprendido, que envolve os chamados órgãos fonoarticulatórios que são lábios, língua, dentes e todo circuito de músculos da face. Falar expressa nossas ideias, sentimentos, sensações e pensamentos. Esse ato motor faz a comunicação de sons entre aqueles que querem se comunicar. Está relacionada com a linguagem que é um aspecto maior de comunicação.

A primeira comunicação de um ser humano é o choro que é respondido com uma ação do outro que a interpreta e inicia repetições com intenções de manter o contato com o outro. O bebê inicia esse processo nos primeiros dias.O chamado balbucio inicia com movimentos orais, de língua, boca e garganta produzindo sons aleatórios, a partis dos 3 meses começa um refinamento destes movimentos, porém ainda não há palavras isso só acontece na fase posterior ao balbucio.Com o desenvolvimento global da criança existe o amadurecimento dos aspectos que auxiliam na produção da fala. A alimentação está intimamente ligada a boa produção da fala visto que são usados os mesmos órgãos fonoarticulatórios para se alimentar e falar. 

Quando surgem as primeiras palavras a criança agir no mundo na e pela linguagem. E deve ser incentivada cada vez mais, mesmo que fale errado. O atraso na fala pode acontecer por vários fatores, entre eles doenças neurológicas, autismo, alterações auditivas, uso prolongado de chupeta e outros. A criança por volta dos 5 anos de idade deve tem finalizado toda aquisição dos sons da fala.Considerando que existem sons mais fáceis e outros mais complexos. A aquisição geralmente é nessa ordem ,mas podem variar de criança para criança :

1 ano e meio :  B, M
2 anos :  P, T , D, N
2 anos e meio : K, G, NH
3 anos : F, V, S , Z
3 anos e meio : CH, J
4 anos :  l, lh, r, rr, s e r intermediários e encontros consonantais
5 anos : aquisição completa 

 

 


É importante ficar atento nestes marcos e na fala oral da criança, pois alguns sinais de atraso já pode indicar que o desenvolvimento não está acontecendo como esperado.
Nestes casos o Fonoaudiólogo deve ser consultado para uma avaliação e possível intervenção no desenvolvimento da fala da criança, juntamente com a família, escola, médico e ambiente no qual estiver inserida.
 

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