Eliane Penachim
Fonoaudióloga
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

© 2019 Orgulhosamente criado por Lucas Kaique

LEITURA E ESCRITA

 

Aprender a ler e escrever não é uma missão tão simples.
É um processo desafiador para a criança e para os pais sendo que está ligado ao desenvolvimento e aprendizado da linguagem.
Por volta dos 6 anos de idade o processo de alfabetização é adquirido, porém desde a iniciação escolar, na pré-escola, já começam aparecer as habilidades ou dificuldades para tal aquisição. Ele se desenvolve durante todo crescimento e desenvolvimento maturacional da criança.

Alguns pré-requisitos são importantes como por exemplo orientação espacial, lateralidade, motricidade fina, coordenação viso-motora, discriminação e memoria auditiva, consciência fonológica, compreensão de estruturas sintáticas e planejamento.Ler e escrever é um processo de codificação e decodificação da fala, por isso é importante que a criança tenha adquirido a fala para estabelecer bem este processo de alfabetização. Algumas vezes quando a criança apresenta troca na fala esse processo pode ficar mais lento pois ela não percebe o som de forma a diferenciá-lo e identifica-lo.

 

O tempo desse aprendizado é individual, e não está ligado às questões de inteligência. Mas sabe-se que alguns aspectos como atenção, interesse, motivação estão relacionados a capacidade de aprender de aprender. 
Algumas crianças podem demorar um tempo maior para aprender esse processo, nesse caso o Fonoaudiólogo pode ajudar a desenvolver habilidades para tal atividade. E o tratamento dependerá de uma boa anamnese e avaliação, para posteriormente ser traçado um plano de intervenção.

VOLTAR

Imagem1.png