Eliane Penachim
Fonoaudióloga
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SONO DO BEBÊ 👶 🍼 👶 

 

Qual mãe ou pai nunca teve dificuldade com o sono do bebê? Quem nunca teve dúvida se deveria acorda-ló para mamar, trocar ou até mesmo conferir se está respirando. Algumas dicas são interessantes:
- desenvolver uma rotina para dormir é um aliado para bom sono.Ir para a cama no mesmo horário , sendo que antes deve-se estabelecer “ rituais” que demonstrarão que está chegando a hora de dormir como por exemplo troca da fralda, mamada, diminuir estímulos sonoros, visuais e luz.

 - ambiente tranquilo favorece o sono

 - uma luz azul suave auxilia, pois muita luminosidade inibe a melatonina que é o hormônio que induz o sono profundo e a liberação do hormônio de crescimento durante esse sono mais profundo

 - a musicalidade com cantigas de ninar suaves favorecem o relaxamento

 - a alimentação pode prejudicar o sono do bebê principalmente se for oferecida com exagero pois existe o risco de regurgitar.Crianças maiores podem comer com pelo menos duas horas antes de dormir

 - observar os sinais de sono do bebê como bocejos, coçar olhos auxiliam a rotina para não passar do ponto bom para dormir . Pois bebê estressado ou muito cansado é pior para o sono .

 - às vezes o bebê troca o dia pela noite , nessa situação é importante persistência, rotina, “ rituais” e paciência .
Lembrando que uma boa noite de sono auxilia no crescimento, no desenvolvimento e aprendizado.Estudos mostram que o sono está relacionado com memória e atividades escolares.A família e bebê podem descobrir juntos a melhor maneira para terem um sono saudável para todos .
Se precisar de ajuda converse com o pediatra que ele dará as recomendações necessárias.

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